As ligaduras funcionais são um método de prevenção e tratamento de lesões do sistema músculo-esquelético.
Permitem aplicar imobilizações parciais, mas também modificar a funcionalidade dos segmentos e estruturas em benefício da prevenção e recuperação. As suas técnicas têm vindo a ser desenvolvida e muitos tem sido os trabalhos científicos que provam a sua eficácia terapêutica e profilática.
O conceito de ligadura funcional implica a utilização de materiais, normalmente, não rígido, adesivo não elástico (tape) e material elástico adesivo com a finalidade de proteger e suportar, de forma seletiva, determinadas estruturas. O mais importante, na hora de aplicar uma ligadura funcional, é saber qual o componente do movimento que se quer modificar dentro da biomecânica do segmento lesado, a proteger ou reforçar.
Estas ligaduras podem ser aplicadas em contexto desportivo, com vista no retorno mais breve possível á pratica desportiva, mas também em contexto de vida diária com o intuito de ajudar a desenvolver, parcialmente, a funcionalidade de um determinado segmento para a realização das atividades de vida diária.
Este workshop pretende dotar o participante de competências teóricas para a aplicação destas ligaduras em contexto desportivo. Esta ferramenta é de suma importância para a reabilitação do atleta, principalmente no seu retorno á atividade física, mas também para a prevenção e recuperação de qualquer lesão.
Pé: Entorse da tibiotársica aguda e subaguda
8 Horas
Todos aqueles que tenham interesse/vocação em áreas da saúde, reabilitação e desporto, com escolaridade mínima obrigatória e idade mínima de 18 anos.
ONLINE
Contém demonstração da aplicação
Idade mínima 18 anos e conhecimentos básicos de anatomia.
Pedido de Informação
Pedido de Informação
Não existem ações de formação para a tua pesquisa.
[contact-form-7 id=”4784″ title=”Form Popup”]